Imprimir Página

20 de agosto – dia do Maçom

MENSAGEM ALUSIVA AO DIA DO MAÇOM NO BRASIL

Valdemar GM-120x160   A Maçonaria enquanto instituição filosófica, esotérica e universal, alicerçada nos princípios da liberdade, da igualdade e da fraternidade, tornou-se tão forte e representativa, que em 1918, foi instituído o dia “20 de Agosto”, como o dia do maçom no Brasil.

Respeitada as divergências entre autores, prevalece a explicação de que a definição da data baseou-se no dia  da realização de uma histórica Sessão conjunta das Lojas “Comércio e Artes” e “União e Tranquilidade”, no Rio de Janeiro, em 1822, quando Gonçalves Ledo fez inflamado pronunciamento sobre a necessidade da proclamação da independência do Brasil.

    VINTE DE AGOSTO foi escolhido, porque nesta data, por decisão da maçonaria, a nação conquistou sua emancipação política.

A efeméride vem sendo festejada pelos maçons com sessões especiais, jantares, bailes e outras comemorações, numa demonstração inequívoca de alegria e contentamento, exteriorizando o orgulho saudável de ser maçom.  Isso deixa claro e transparente que o obreiro entrou para a maçonaria, assimilou sua filosofia e sua doutrina, deixando-a que entrasse em seu coração e sua mente, para através do auto aperfeiçoamento, tornar- se um autêntico construtor social.

Nesta data tão importante quero saudar efusivamente a todos os Irmãos, cumprimentando-os, em primeiro lugar, por serem homens livres e de bons costumes, com reputação ilibada e com traços de caráter que os fizeram merecedores do convite para ingressar na Ordem.   Em segundo lugar porque aceitaram o convite, foram iniciados e permanecem entre nós.   Vale lembrar que o progresso na maçonaria se faz através da participação efetiva nos trabalhos em loja, mas não exclusivamente sendo maçom duas horas por semana, mas pela prática constante das virtudes e pelo combate aos vícios e a toda forma de mal proceder.

O verdadeiro maçom se conhece primeiro pela participação efetiva nos trabalhos da loja, segundo pela sua conduta fora dos templos, onde vai cumprir o mais nobre dos ideais da maçonaria de tornar feliz a humanidade, primeiro pela manifestação de altruísmo, expressos pelo amor, pela prática da caridade e pela capacidade de perdoar, segundo pelo aperfeiçoamento dos costumes, pela tolerância, pelo espírito de justiça, entre outras.

Tornar feliz a humanidade começa pela família, honrando e dignificando os pais, a esposa  e os filhos;   passa pela vizinhança com demonstrações de amizade, compreensão e solidariedade;   pelo ambiente de trabalho pela dedicação, responsabilidade, confiabilidade e honestidade, evitando comportamentos autoritários, prepotentes, arrogantes ou tiranos quando no exercício de cargos de chefia; pela vida em sociedade dando exemplo de civismo, patriotismo e cidadania, respeitando as leis do país.

Finalizando quero parabenizar a todos que estão praticando a verdadeira maçonaria e desejar um FELIZ DIA DO MAÇOM.    Que o Grande Arquiteto do Universo os abençoe, proteja e guarde, que resplandeça seu rosto sobre vós, iluminando seus caminhos e fazendo realizar os seus sonhos, porque o verdadeiro maçom é vocacionado para fazer o bem.

Valdemar Kretschmer

Grão-Mestre

Link permanente para este artigo: http://glp.org.br/site/

3 comentários

  1. Eymard OSANAM de Oliveira

    20 de agosto: É dever de todos, como Obreiros da Paz, trabalhar incessantemente pela Liberdade consciente, pela Igualdade de direitos e responsabilidades e pela condução da humanidade a uma vida plena de justiça, felicidade e Fraternidade.

  2. Marco Antônio Corrêa de Sá

    Inicialmente registro os meus agradecimentos ao Sereníssimo Grão-Mestre pela mensagem alusiva a tão importante data para todos nós.

    Colho do ensejo a oportunidade de desejar a todos os Irmãos, tal como livre pensadores que somos, mas sem jamais perder a ternura. a sinceridade e, principalmente, o Amor Fraternal que devem permear a relação entre os “Pedreiros Livres”, um grande dia 20 de agosto, com o ORGULHO de sermos MAÇONS!!!

    Fraternalmente,

    Marco Antônio Corrêa de Sá

  3. Roberto Piekarczyk

    Caríssimos Irmãos:
    - Agradeço imensamente tão calorosa e significativa mensagem de nosso Ser:. Gr:. M:., retribuindo em igual intensidade a todos os Irmãos da G:.L:.P:., espalhados pelos quatro cantos de nosso querido Paraná.
    - Atenciosamente
    Roberto Aparecido Piekarczyk

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

DSCF4932

Loja União Justiça e Verdade inaugura galeria de Veneráveis Mestres.

A Loja União Justiça e Verdade Nº 28, inaugurou na noite de 18 de agosto, após uma Sessão Especial em Homenagem ao Dia do Maçom, a sua Galeria de Veneráveis Mestres. Durante a Sessão o Irmão Gilson Luiz de Souza Marques, Delegado do Grão Mestre para o 30º Distrito, fez a leitura da Mensagem do Grão Mestre …

Leia mais

Jantar  Cicero Marques 283

Loja Major Cícero Marques comemora com Jantar seus 30 anos de fundação.

No dia 11 de julho passado, a ARLS Major Cícero Marques nº 64, Oriente de Curitiba, jurisdicionada à GLP, completou 30 anos de fundação. Para comemorar essa maravilhosa data, a diretoria da Loja, representada por seu Venerável Mestre Irmão Antonio Albanez e demais Oficiais e colaboradores, fizeram realizar durante todo o mês de julho, diversos eventos, …

Leia mais

Grande Loja do Paraná is Stephen Fry proof thanks to caching by WP Super Cache